![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXrZldSecMfIpuVx0x_foSTbKDjslKdTNcY4KOByphtQvnb6KGpTvsQhqxA_1wofY-e2yDGZ873-dKJXgOzXp_rc4G4Eu4LEPAHn4fkjS_h5Nv-fDjB2ZlEEaX8lJgx2FOLgGDns2EJHI/s320/gaia+em+ora%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjvc9xmg48nuxSAGBK2SShmHjTWLhvEJJFURvbXoqe6JvGDTAXcoXLm0Hq7rMHEL1zR5W22K6C6DOgOHKwchtLHcwyaT2oUG7pGxBbH3TDrcqUoWEjJPeXCxNW6kmnaIMnAP7EYjgQmpI/s320/xam%25C3%25A3+c%25C3%25B3smico.jpg)
Espaço de pensar, expressar e despertar.... Manifestação de um caminho de vivências, aprendizados e celebrações do sagrado da vida.
Antioxidantes naturais
Usar especiarias comuns na dieta mediterrânea pode ser bom não apenas para as pessoas individualmente, mas também para a indústria alimentícia.
Uma pesquisa realizada na Universidade Miguel Hernández, na Espanha, demonstrou que a indústria poderá fabricar alimentos mais saudáveis se tirar proveito dos antioxidantes naturais presentes sobretudo no cravo-da-índia.
Benefícios do cravo-da-índia
Os cientistas identificaram o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) como o melhor tempero antioxidante, devido ao fato de que ele contém altos níveis de compostos fenólicos, além de ter outras propriedades benéficas à saúde.
"Das cinco propriedades antioxidantes testadas, o cravo-da-índia apresentou a maior capacidade de liberar hidrogênio, reduzir a peroxidação lipídica, e foi o melhor redutor de ferro," explica a Dra. Juana Fernández-López, coautora do estudo.
Estes resultados colocam o cravo-da-índia como o melhor antioxidante natural que se conhece.
Especiarias da dieta mediterrânea
"Os resultados mostram que o uso dos antioxidantes naturais presentes nas especiarias utilizadas na dieta mediterrânea, ou os seus extratos, é uma opção viável para a indústria alimentícia, desde que as características organolépticas dos produtos não sejam afetadas," diz a pesquisadora.
"Essas substâncias apresentam elevada capacidade antioxidante, com efeitos benéficos para a saúde," acrescenta ela.
A equipe também avaliou o efeito antioxidante dos óleos de outras especiarias utilizadas na dieta do Mediterrâneo, incluindo o orégano (Origanum vulgare), tomilho (Thymus vulgaris), alecrim (Rosmarinus officinalis) e sálvia (Salvia officinalis).
Por que os alimentos estragam
"A oxidação lipídica é uma das principais razões para a deterioração dos alimentos, e provoca uma redução significativa no seu valor nutricional, assim como a perda do sabor," diz Fernández-López.
Essas alterações levam a uma redução no tempo de vida útil dos alimentos industrializados. Para evitar essa deterioração, a indústria alimentícia acrescenta antioxidantes sintéticos nos produtos.
Químicos nos alimentos industrializados
No entanto, como estes antioxidantes sintéticos são compostos químicos, têm sido levantadas questões sobre a sua potencial toxicidade e a ocorrência de efeitos colaterais na ingestão dos alimentos industrializados.
Como resultado, há um interesse crescente na utilização de produtos à base de vegetais (especiarias, plantas aromáticas e medicinais), com atividade antioxidante em potencial, a fim de substituir os antioxidantes sintéticos por substâncias naturais.
O objetivo do estudo é justamente permitir que essas especiarias sejam incorporadas nos alimentos industrializados, sobretudo nos produtos à base de carne, no papel de antioxidantes naturais.
(Texto extraído do Diário da Saúde-31/03/2010)
A colisão de três galáxias está produzindo um espetáculo raro a 650 milhões de anos-luz da Terra. O evento, de proporções sobre-humanas, gerou a imagem de um beija-flor cósmico, flutuando serenamente contra o céu escuro.
A galáxia ESO 593-IG 008 foi fotografada por um dos instrumentos do Telescópio VLT (“Very Large Telescope”). Até agora imaginava-se que a colisão estava acontecendo entre duas galáxias apenas. Mas o instrumento chamado NACO utilizou seu mecanismo de óptica adaptativa para gerar uma imagem de maior resolução e permitir que os astrônomos vissem que são três galáxias que estão se chocando.
Beija-flor cósmico
Devido à sua semelhança com um pássaro, os astrônomos passaram a chamar a galáxia tripla de Bird. Apenas o “rabo” do pássaro cósmico mede mais de 100.000 anos luz de comprimento, o tamanho de toda a nossa Via Láctea.
A resolução final da imagem é de um décimo de arco-segundo – algo como o ângulo de uma moeda de 2 centímetros de diâmetro visto de uma distância de 40 km. Isto é cerca de 600 vezes mais do que o olho humano consegue distinguir.
Fonte: inovacaotecnologica.com.br